Pular para o conteúdo
COS
 

 

Boas-vindas

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas – SAGP, juntamente com a Secretaria Adjunta de Gestão Regional – SAGR, apresenta o 2º Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação e 1ª Mostra de Boas Práticas das DRE’s, que serão realizados nos dias 08 e 09 de novembro.

O evento tem como objetivo consolidar os resultados do processo de formação dos profissionais licenciados, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2022, valorizando-os, por meio da pesquisa e disseminação do conhecimento científico. No evento serão apresentados os trabalhos de pesquisa e Boas Práticas Pedagógicas das DREs selecionados conforme Edital 012/2022/GS/SEDUC/MT, que contará com palestras, exposição de pôsteres, apresentações de trabalhos, entre diversas outras atividades. 

Estarão presentes representantes da SEDUC/MT, das Instituições de Ensino Superior, bem como participação do Prof. Pesquisador Dr. José Manuel Moran, palestrando sobre o tema: “Perspectivas e desafios para o desenvolvimento dos profissionais da educação em Mato Grosso (Metodologias Ativas; Tecnologias Digitais).” A programação detalhada encontra-se na aba "Cronograma".

As participações, no modo on-line ou presencial (vagas limitadas), serão certificadas.

Cronograma

8 de Novembro

Matutino

08h - Credenciamento

08h30min - Coffee Break

09h - Mesa de Abertura
Autoridades da Seduc e Representantes das Instituições de Ensino Superior

10h - Palestra de Abertura
Perspectivas e desafios para o desenvolvimento dos profissionais da Educação em Mato Grosso - José Manuel Moran

11h30min – Almoço

Vespertino

13h - Exposição visitada aos Pôsteres.

14h - Painéis Temáticos - l, II e III - Eixos: Políticas e Gestão da Educação, Formação Docente Educação e Tecnologias.

15h30min - Intervalo somente para Troca de Painéis (aguardar a organização dos painéis seguintes).

15h45min - Painéis Temáticos - IV, V e VII - Eixos: Práticas Educativas Inovadoras em: Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas c Sociais Aplicadas e Linguagens.

17h30min - Considerações Finais:
Autoridades da Seduc

18h - Encerramento e Coffee Break

9 de Novembro

Matutino

08h - Credenciamento

08h30min - Coffee Break

09h - Mesa de Abertura
Autoridades da Seduc

9h20min - Apresentação das Boas Práticas
Mediação: Ana Paula Moreira dos Santos (SAGE), Osvaldo Ribeiro de Souza Neto (SAGR)
DREs: Cáceres - Alta Floresta - Barra do Garças - Rondonópolis - Primavera do Leste – Matupá - Confresa - Pontes e Lacerda

11h40min - Considerações sobre as Boas Práticas apresentadas.

12h - Almoço

Vespertino

14h - Apresentação das Boas Práticas
Mediação: Ana Paula Moreira dos Santos (SAGE), Osvaldo Ribeiro de Souza Neto (SAGR)
DREs: Cuiabá - Diamantino – Sinop - Tangará da Serra - Querência - Várzea Grande - Juína

16h30min - Considerações sobre as Boas Práticas apresentadas

16h50min - Encerramento e Coffee Break

Eixos Temáticos

O cronograma das apresentações no período vespertino serão organizada nos seguintes eixos temáticos:


Palestra de Abertura:
Perspectivas e desafios para o desenvolvimento dos profissionais da Educação em Mato Grosso

Prof. Dr. José Manoel Moran

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação na Educação com metodologias ativas, valores, modelos híbridos e digitais.


I - Formação docente

Este eixo abrange pesquisas sobre formação inicial e continuada na educação básica; desenvolvimento profissional; identidade docente; políticas de formação de professores; novas demandas educacionais para o trabalho docente face às mudanças no mundo do trabalho e adequações ao perfil do estudante do século XXI

Prof a Ms. Maria Claudia Maquea Rocha Mattia

Mestra em Educação pela UNEMAT (2018) com foco em formação de professores e TDIC. Pedagoga pela UNEMAT (2004). É professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é lotada na SAGE/SEDUC/MT e desenvolve suas atividades frente à Coordenadoria de Gestão Pedagógica representando as COPEDs/DREs.


II - Educação e Tecnologias

Este eixo agrega trabalhos em diferentes perspectivas que contemplem as temáticas: tecnologias digitais aplicadas à comunicação e ferramentas diversificadas aplicadas à prática docente; usos tradicionais e novas metodologias na educação.

Prof a Ms. Carinna Maria Mercedes Vieira Pires Beliene

Mestra em Saúde Coletiva pela UFMT (2013); Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNIC-Cuiabá (2009); docente desde 2010 com experiência no Ensino Superior, Médio, EJA, Fundamental, Regular e Quilombola. Atualmente lotada na DRE de Várzea Grande na função de Formadora de Tecnologia Educacional.


III - Politicas e Gestão da Educação

Este eixo contempla estudos e pesquisas sobre políticas e gestão educacional e nos diferentes níveis e modalidades da educação brasileira; gestão democrática; aspectos normativos e históricos com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96); concepção de Educação como direito; mudanças sociais contemporâneas na gestão do sistema educacional; Adequações da rede para atendimento a Base Nacional Comum Curricular; Propostas de atendimento aos estudantes da EJA; Educação do Campo e quilombola, Educação Indígena, Educação Especial, Diversidades e Gênero; Aplicabilidade das Leis 10.639 e 11.645. Avaliação; Currículo.

Prof a Dra. Criseida Rowena Zambotto de Lima

Doutora em Estudos de Linguagem pela UFMT (2019), Mestra em Estudos de Linguagem pela UFMT (2005), Licenciada em Letras - Literatura pela UFMT (2000) e Professora da Educação Básica. Atualmente atua como técnica pedagógica da SUDI/SEDUC-MT. Participa das discussões acerca do português brasileiro, currículo, avaliação, ciclos de formação humana, formação de professores da educação básica e inclusão.


IV - Práticas Educativas Inovadoras na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Este eixo aborda o compartilhamento de experiências de práticas de ensino nas diferentes áreas do conhecimento com métodos inovadores, utilizando metodologias ativas, práticas de iniciação científica e produção cultural, que proporcionem aprendizagem dos estudantes na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Prof a Dra. Eucaris Ferreira

Doutora em Educação pela UFPEL, com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior/CAPES, na Universidad Nacional de La Plata/Argentina. Mestre em Educação pela UFMT. Licenciada em Pedagogia pela UFMT. Atua como professora da Educação Básica da SEDUC-MT. Já trabalhou como professora no ensino superior lecionando Diversidade Étnico-racial na Educação; História da Educação e Pedagogia. Atualmente é Professora Formadora da COFOR/DRE - Várzea Grande.


V - Práticas Educativas Inovadoras na Área de Ciências da Natureza e Matemática

Este eixo aborda o compartilhamento de experiências de práticas de ensino nas diferentes áreas do conhecimento com métodos inovadores, utilizando metodologias ativas, práticas de iniciação científica e produção cultural, que proporcionem aprendizagem dos estudantes na Área de Ciências da Natureza e Matemática.

Prof a Ms. Monika Michelly Aparecida Nunes

Mestra em Ciências Naturais - PPECN/UFMT, Pós-Graduação em Genética Humana/ UNIC/MT, Licenciada em Ciências Biológicas – UFMT, Professora da Educação Básica do Estado de Mato Groso - SEDUC/MT; Atua como Técnica Pedagógica da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola – SUDI/SEDUC-MT.


VI - Práticas Educativas Inovadoras na Área de Linguagens

Este eixo aborda o compartilhamento de experiências de práticas de ensino nas diferentes áreas do conhecimento com métodos inovadores, utilizando metodologias ativas, práticas de iniciação científica e produção cultural, que proporcionem aprendizagem dos estudantes na Área de Linguagens.

Prof a Dra. Lucimeire da Silva Furlaneto

Doutora em Estudos de Linguagem (2020) pela UFMT. Mestra em Estudos de Linguagem (2014) pela UFMT. Licenciada em Língua Portuguesa e Literatura (1999) pela UNEMAT. Exerce a função de Professora Formadora em Língua Portuguesa na COPED/DRE-Cuiabá. Têm trabalhos publicados os quais discorrem sobre formação docente e ensino de leitura.

Anexos

 

 

Suporte

Em caso de dúvidas quanto ao simpósio, edital, submissão ou outros, envie email para:
 

simposio.lqp@edu.mt.gov.br